Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carrefour

Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada em França, em 1960. Em 2004, o grupo possuía dez mil unidades em trinta países e quatrocentos mil empregados. O seu volume de negócios em 2002 foi de 86 bilhões/mil milhões de euros e distribuiu-se do seguinte modo: 51% na França, 34% no resto da Europa, 8% na América Latina e 7% na Ásia.

Índice

 [mostrar

[editar] França

Supermercado Champion na França.
  • 218 na França.
Na França a rede Carrefour é numerosa, fazem parte desta rede: Champion, Ed (Dia % e Minipreço), Supermarchés GB, Shopi, 8 à Huit e aínda as lojas Proxi.
Há também sites de comércio virtual na internet, sob o nome de Ooshop e Carrefour Online.
O Carrefour comprou em 1999 a Promodès e, investiu ainda nos hipermercados Continente.

[editar] Portugal

Loja na Lourinhã
Os negócios de distribuição do grupo Carrefour em Portugal (Carrefour Portugal S.A) foram vendidos ao Grupo Sonae (Sonae Distribuíção) em 26 de Julho de 2007, por 662 milhões de euros.[2] Sendo finalizado em 31 de Dezembro de 2007.
O grupo contava com 12 lojas e mais 8 postos de combustível adjacentes nas cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Loures, Montijo, Oeiras, Portimão, Paços de Ferreira, Telheiras (Lisboa), Vila Nova de Gaia, Torres Novas e Viseu.
Carrefour no mundo em Setembro de 2007
     Carrefour
     Carrefour intermediário
No dia 4 de janeiro de 2008, as lojas reabriram já com a marca Continente. Em 2010, especulou-se sobre a venda dos supermercados Minipreço em Portugal[3].
O grupo Carrefour escusou-se a comentar[4] e a saída de Portugal não se concretizou. O grupo mantem-se a operar em Portugal através da marca de "Hard discount" Minipreço (Grupo Dia).

[editar] Brasil

[editar] Hipermercados

Filial em Brasília, DF
O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja Carrefour no continente americano. Com o lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas, Continente e Atacadão.[5] A rede expandiu-se tornando o Carrefour uma das maiores empresas varejistas do país. A disputa pela liderança no setor varejista é acirrada, todavia, quando da aquisição da rede Atacadão, chegou-se a anunciar a tomada da liderança por parte do grupo Carrefour. Seus maiores concorrentes são o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart.

[editar] Supermercados

No Brasil, a Rede Champion virou Carrefour Bairro. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. Uma nova estratégia de crescer no Brasil, foram incorporadas a rede Carrefour algumas lojas da rede Supermercado Gimenes na Região de Ribeirão Preto e Região Central do interior de São Paulo, somando mais nove lojas no modelo supermercados em cidades como: Jaboticabal (1), Monte Alto (1), Ribeirão Preto (4), Matão (1), e São Carlos (2).

[editar] Rede no Brasil

Filial em Natal, RN.
Filial em Osasco, SP.
Filial em Santo André, SP.
Filial em Santos, SP.
Antiga filial em Niterói, RJ, que será substituída por uma filial do Atacadão, do mesmo grupo.
Com a bandeira principal, Carrefour, a rede possui aproximadamente 160 lojas,[6] atuando em 14 estados brasileiros: Amazonas, Piauí, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
São Paulo - Hipermercado
São Paulo - Carrefour Bairro
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Pernambuco
Rio Grande do Norte
Paraíba
Ceará
Rio Grande do Sul
Amazonas
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso do Sul
Paraná

[editar] Ameaça de fechamento do Carrefour Brasil

Por volta de abril de 2007, o presidente mundial do Carrefour - José Luis Duran - ameaçou fechar a subsidiária brasileira e todas as suas lojas num prazo máximo de dois anos. O motivo era que o Carrefour Brasil enfrentou vários problemas para crescer, enquanto que os concorrentes cresciam rapidamente. Com a compra da rede Atacadão, a ameaça de fechamento foi deixada de lado, já que com a compra da rede, o Carrefour Brasil passou novamente a ser "número um" em vendas no varejo de hipermercados no Brasil, passando a frente dos concorrentes.[7] Em 2008, manteve a liderança entre as redes de supermercados no Brasil, com faturamento de 22,47 bilhões de reais.[8]

[editar] Processos

A partir de 2007 a rede sofreu pelo menos quatro processos [9][10][11][12][13] contra violência, racismo e homofobia, além da execução de um homem, por humilhação pública contra empregados [14] e violência infantil.
Em um dos casos um homem negro dono de uma Eco-Sport foi confundido com um ladrão, levado por seguranças terceirizados para dentro da rede e torturado física e psicológicamente por mais de 15 minutos,[15] além de ouvir ofensas referentes à sua cor negra. A rede afastou o segurança e descredenciou a empresa tercerizada de segurança,[9][10][13] contra violência, racismo e homofobia além de uma execução contra um homem que furtava 4 peças de carne de galinha, por humilhação pública contra empregados.[14]
Outro caso de espancamento seguido de morte ocorreu na loja do Supermercado Dia %, subsidiária do grupo Carrefour na cidade de São Carlos, SP. O furto de dois pães de queijo algumas coxinhas e creme para o cabelo, cometido pelo pedreiro Ademir Peraro, de 43 anos, motivou o seu espancamento pelo supervisor da loja e um segurança. Após a seção de tortura a vítima foi trancada no banheiro até o fechamento da loja, quando foi jogado na rua. Socorrido por familiares, foi levado ao hospital; antes de vir a óbito, o pedreiro conseguiu relatar a tortura a que foi submetido.[16][17][18]
O processo mais oneroso para o Carrefour até o momento foi na quantia de 50 000 reais,[14] seguido por outro de 44 640 reais.[10][11]

[editar] Logotipo

Logotipo do Carrefour
Há uma grande especulação, no histórico popular, do real significado do logotipo da empresa. O logotipo apresenta, em negativo, uma letra C, que é sobreposta por duas setas, uma vermelha, a menor e à esquerda, e outra azul, maior e à direita. O significado do logotipo remete à palavra que dá nome à empresa, Carrefour. A palavra significa cruzamento em francês, o que explica a existência das duas setas apontadas em sentidos opostos. As cores são alusivas às da bandeira do país de origem da marca Carrefour, a França.

[editar] Bandeiras do grupo Carrefour

  • Hipermercados: Carrefour, Carrefour Planet.
  • Supermercados: Carrefour Bairro, Champion (Carrefour Market), Champion Mapinomovaoe, Globi, GB Supermercados, GS, Norte, Gima, Artima.
  • Supermercados de desconto: Dia %, Ed, Minipreço.
  • Lojas de conveniência: Carrefour Express, 5 minutes, 8 a HuiT, Marche Plus, Proxi, Sherpa, Dìperdì, Smile Market, Ok!, Contact GB, GB Express, Shopi.
  • Atacado e Cash & Carry: Atacadão, Promocash, Docks Market, Gross IPer.

[editar] Ver também

Referências

[editar] Ligações externas

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Carrefour

Nenhum comentário:

Postar um comentário